top of page
  • Foto do escritorTotal Ingredientes

Qual a solução para substituição do açúcar em alimentos?

Com o crescente aumento da preocupação com a saúde e o bem-estar, muitas pessoas estão em busca de alternativas para substituir o açúcar em alimentos e bebidas. O consumo excessivo de açúcar pode levar a problemas de saúde como obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. A utilização de edulcorantes tem se tornado cada vez mais comum como uma alternativa ao açúcar tradicional, pois proporciona um sabor doce sem as calorias e os efeitos negativos na saúde que o açúcar pode causar.

Os edulcorantes são substâncias que conferem sabor doce aos alimentos e bebidas, sem adicionar calorias. Eles são amplamente utilizados em produtos alimentícios, bebidas e suplementos alimentares. Existem diferentes tipos de edulcorantes disponíveis no mercado, incluindo aqueles de origem natural, como a estévia e o xilitol, e aqueles sintéticos, como a sacarina e o aspartame.

Neste blog, exploraremos as diferentes opções de edulcorantes, suas características, benefícios, potenciais riscos à saúde, legislação e as nossas soluções para suprir essa demanda de mercado.


Por que realizar a substituição do açúcar?

A crescente busca por saúde e bem-estarnos alimentos é tendência de longa data já no mercado, sabe-se que a discussão acerca do alto consumo deste produto tem consequência sérias de é questão de saúde pública em muitos locais. Vários paises já vem adequando suas legislações a fim de garantir maior saudabilidade na nutrição humana e para sua população.

No Brasil, não é diferente, em 2020 foi apresentada a RDC 429/2020 que apresenta novas regras para alegações nutricionais. Estas regras já estão em vigor em outros paises e tem, como finalidade, garantir a conscientização do produto que se está consumindo, seus ingredientes e malefícios.

Uma dessas alterações fala acerca da adição da informação sobre a quantidade de açúcar adicionado no produto e traz, ainda, uma obrigação para a empresa que exceder o limite de açúcar imposto pelo orgão, sendo que a empresa produto necessitará adicionar uma tarja na frente de seu produto alegando que o produto é maléfico e contém excesso de açúcares adicionados.

A RDC 429/2020 também apresenta novas regras para a declaração das alegações nutricionais. A mudança pretende evitar contradições com a rotulagem nutricional frontal.


Confira as orientações:

• Quando o alimento tiver rotulagem nutricional frontal, as alegações não podem estar na parte superior frontal do rótulo.

• Alimentos com rotulagem frontal de açúcar adicionado não podem ter alegações para açúcares e açúcares adicionados.

• Alimentos com rotulagem frontal de gordura saturada não podem ter alegações para gorduras totais, saturadas, trans e colesterol.

• Alimentos com rotulagem frontal de sódio não podem ter alegações para sódio ou sal.

Um exemplo das tarjas que serão adicionadas aos produtos com alegações nutricionais:



Pode-se perceber que a substituição do açúcar se faz de extrema importância, uma vez que, traz saudabilidade para os produtos e, também, ajuda no marketing positivo da sua marca retirando tarjas e alegações acerca de excesso de açúcares.


Tipos de edulcorantes

O mercado conta com uma gama ampla de soluções e edulcorantes para aplicações em alimentos, vamos conhecer os mais utilizados que são aprovados pela ANVISA:

  • Sacarina: descoberta em 1879, é aprovada para uso em produtos industrializados e como adoçante de uso geral, incluindo em preparações assadas. Apesar disso, seu uso é contraditório e tem apresentado riscos a saúde em pesquisas.

  • Aspartame: aprovado em 1981, é liberado como adoçante de uso geral, mas não deve ser utilizado em alimentos que precisem ser assados. Não é recomendado para pessoas com fenilcetonúria.

  • Acessulfame de Potássio (Acessulfame – K): aprovado em 1988 como adoçante de uso geral e intensificador de sabor em alimentos, pode ser usado como substituto do açúcar em produtos assados.

  • Sucralose: aprovada para uso geral em 1999, é encontrada em diversos alimentos e pode ser utilizada como substituto do açúcar em produtos assados.

  • Neotame: aprovado em 2002 como adoçante de uso geral e intensificador de sabor, possui condições para o seu uso e pode substituir o açúcar em produtos assados.

  • Estévia: produzida com as folhas de uma planta da América do Sul, a estévia é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como adoçante de uso geral e pode ser usada como substituto do açúcar em produtos assados.

  • Ciclamato: aprovado em mais de 50 países, incluindo o Brasil, o ciclamato pode ser utilizado como substituto do açúcar e em produtos assados, apesar disso, o ciclamato foi banido de países como Estados Unidos e Japão por apresentarem ligações suspeitas com casos de câncer.

É possível observar que há uma diversidade produtos adoçantes no mercado, mas alguns são contraditórios para consumo. Atualmente, os edulcorantes mais utilizados, devido ao seu custo benefício, são a Sacarina, Aspartame e Ciclamato, mas como vimos estes produtos possuem riscos relacionados ao consumo.

Assim, é importante o conhecimento dos usos, benefícios e malefícios dos edulcorantes antes da introdução destes produtos nas formulações de alimentos.

As soluções da Total Ingredientes

Seguindo as tendências e verificando as necessidades que o mercado apresenta, a Total Ingredientes com seu corpo técnico desenvolveu soluções específicas para suprir a necessidade da substituição do açúcar em formulações.

A empresa conta com as linhas de edulcorantes de desenvolvimento EdulTAZ PW e EdulTAZ, ambos blends de edulcorantes balanceados e com os produtos mais saudáveis e sem riscos associados do mercado.

A linha EdulTAZ tem como objetivo primário realizar a substituição do açúcar sem deixar rastros sensoriais, pois sabe que quanto mais original o produto do cliente melhor. A linha pode ser aplicada para todas as aplicações alimentícias sem restrições.

O EdulTAZ já é um produto muito difundido nos mercados de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, panificação, laticínios e, também, em produtos gelados como sorvetes e geladinhos. Por não deixar rastros sensoriais e manter originalidade aos produtos, a linha EdulTAZ é a mais recomendada para substituição do açúcar sem alterar as características do produto e nem afetar a saúde do consumidor!

Além do EdulTAZ, a Total Ingredientes conta com uma linha completa de Edulcorantes para atender os clientes com satisfação e qualidade!

bottom of page